Ensinar Geografia, ensina a pluriculturalidade

Curso: 
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Data da Defesa: 
05/05/2008
Palavra Chave: 
Ensino de Geografia. Cultura. Negros. Escola. Cidadania.

Esta dissertação tem por objetivo compreender como os elevados níveis de desigualdades, dos quais derivam injustiças e exclusão social, tornam-se tão evidentes quando se observa que a maior parte da população brasileira, negra, não tem condições dignas de vida, que garantam a esses indivíduos a efetivação do direito de serem cidadãos. Detecta-se, nesse estudo, a marginalização do negro na sociedade brasileira e toma-se o ensino de Geografia como oportunidade de debate e problematização dessa realidade. Discute-se, ainda, a necessidade de melhorar e refazer o currículo escolar para transformar a escola em um espaço democrático, sem preconceitos raciais, valorizando a cultura trazida do meio familiar para o meio escolar. Algumas indagações são referência na reflexão dessa temática: Que representações o discurso da Geografia faz a respeito da inclusão social do negro? Como o negro é abordado nos livros didáticos de Geografia? Quais os posicionamentos dos professores de Geografia em sala de aula? Qual o papel da escola na formação cidadã? Tais indagações nos apontam a necessidade de uma articulação entre Educação e o conteúdo específico de Geografia, resgatando-se a essência política dos atos de educar (em geral) e de ensinar Geografia (em particular) na escola.

Banca/Orientador(es): 
Profa. Dra. Vânia Rúbia Farias Vlach
Banca / Examinador(es): 
Profª. Drª. Heloisa Helena Pacheco Cardoso, Profª. Drª. Marísia Margarida Santiago Buitoni
Discente: 
Ednéa do Nascimento Carvalho