Sistema de Ingresso

O ingresso no PPGeo é realizado uma vez por ano mediante processo seletivo de acordo com as normas e calendário estabelecidos pelo CPPGeo. A seleção de alunos para admissão no PPGeo é regulamentada por edital, publicado em jornal local e em forma de extrato no Diário Oficial da União, com antecedência mínima de quinze dias do início das inscrições, sem prejuízo de outros meios de propagação e publicidade. As inscrições são realizadas via correio (ECT).

O ingresso dá-se mediante processo seletivo que consta, obrigatoriamente, de prova de proficiência em língua estrangeira, exame da documentação, análise de pré-projeto de pesquisa e Curriculum Vitae, prova específica a critério do orientador indicado na inscrição, além de entrevista com Banca indicada pela Comissão de Seleção. O tempo mínimo para a obtenção do título de Mestre é de um ano e para o título de Doutor é de dois anos, enquanto o tempo máximo para a obtenção do título de Mestre é de dois anos e para o título de Doutor é de quatro anos. Admite-se, em caso excepcional, ouvido o Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Geografia, a dilação de prazo em até seis meses, para ambos os casos previstos no Regimento.

O número de vagas para os cursos de Mestrado e Doutorado é fixado, anualmente, pelo PPGeo, mediante proposta do Colegiado do PPGeo a quem cabe avaliar as reais necessidades, disponibilidades e potencial do Programa.

A prova de proficiência em língua estrangeira é eliminatória, sendo exigida uma para o Mestrado e duas para o Doutorado entre os seguintes idiomas: Inglês, Francês e Espanhol. O candidato estrangeiro é submetido à prova de Proficiência em Língua Portuguesa.

Vida Acadêmica

A vida acadêmica do pós-graduando é tutelada por um professor orientador que é indicado pelo candidato no ato da inscrição para o processo seletivo. O ano letivo do Curso de Pós-Graduação em Geografia é dividido em dois períodos semestrais, com matrículas obrigatórias ao início de cada semestre. Porém, durante o período letivo ou nas férias escolares poderão ser oferecidas disciplinas ou atividades, sob forma concentrada. O primeiro dia letivo do ano acadêmico do PPGeo é considerado como referência para a contagem de todos os prazos relativos à vida escolar dos pós-graduandos ingressantes no ano correspondente.

A cada disciplina cursada ou atividade desenvolvida deve corresponder uma avaliação de desempenho do aluno. A avaliação é de exclusiva responsabilidade do professor da disciplina ou atividade, sendo realizada por meio de provas, trabalhos, projetos ou atividades de natureza correlata, sempre de caráter documental e concernente aos conteúdos tratados. As disciplinas Atividades Acadêmicas, Dissertação de Mestrado ou Tese de Doutorado, por seu caráter excepcional de orientação tem um documento próprio para registro das atividades de orientação. A integralização do programa dá-se por meio de créditos, onde cada crédito corresponderá a quinze horas/aula. Para ser considerado aprovado no componente curricular o aluno deve obter conceito igual ou superior a "C" (Regular - 60 a 74% de aproveitamento) e ter um mínimo de 80% de freqüência às atividades previstas para o componente curricular.

Pelo menos 50% (cinqüenta por cento) dos créditos em disciplinas e atividades acadêmicas devem ser obtidos na Linha de Pesquisa à qual pertence o pós-graduando.

Para a obtenção do grau de Mestre em Geografia, o pós-graduando deverá integralizar, pelo menos, 64 créditos assim distribuídos:- mínimo 34 em componentes curriculares (24 créditos em disciplinas e 10 créditos em Atividades Acadêmicas);- 30 créditos correspondentes à elaboração da Dissertação de Mestrado.