Ponto de tecer vidas ribeirinhas: identidade e prática profissional de professores na bacia do médio São Francisco

10/12/2007
Identidade, saberes docentes, prática profissional, história de vida, professores de Geografia.

Este estudo originou-se de inquietações vividas no cotidiano do trabalho docente e na interação com professores(as) nos cursos de formação em serviço. A necessidade de desconstruir impressões equivocadas, sobre a identidade docente desvelando a prática profissional de professores(as) de Geografia foi o desafio do tema aqui proposto. Assim, o caminho traçado teve como objetivo estudar como, na vida cotidiana, no exercício da prática pedagógica e ao longo do processo de formação docente professores(as) de Geografia de 5ª à 8ª série de escolas públicas, situadas em cidades ribeirinhas na Bacia do Médio São Francisco, integram e fazem interagir os saberes e significados provenientes de suas culturas locais e da sua cultura escolar. O subsídio teórico, de diversas áreas do conhecimento, propiciou aprofundamento e compreensão das categorias identidade, prática profissional e saberes docentes contribuindo para dar forma a produção científica. Recorremos a uma abordagem qualitativa e como metodologia adotamos a história oral de vida de oito professores(as) distribuídos em cinco municípios da Bacia do Médio São Francisco. Depois de transcritas as narrativas, elas foram devolvidas aos professores(as) que interferiram no sentido de preservar ou não o relato. Para melhor delinear nossa pesquisa, fizemos recortes nas narrativas desenvolvendo no corpo do texto as reflexões necessárias para atingir nosso objetivo. A análise desenvolvida mostrou que na realidade pesquisada os(as) professores(as) de Geografia fizeram percursos diferenciados em sua história de vida e ao longo de sua formação profissional até assumir pela primeira vez a docência. A identidade docente recebe influências sociais e culturais no cotidiano escolar, alterando seu modo de viver a vida profissional. Os resultados mostraram também que os professores(as) de Geografia fazem a articulação dos saberes da cultura local com a cultura escolar dentro de uma prática permeada por muitas limitações provenientes da organização escolar e dos investimentos na formação continuada.

Prof. Dr. Carlos Rodrigues Brandão
Prof. Dr. Leopoldo Gabriel Thiesen, Profª. Drª. Vânia Rúbia Farias Vlach