Ensino de Geografia e formação de professores das séries iniciais do ensino fundamental: das expectativas do curso normal superior da Unimontes à realidade

Curso: 
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Data da Defesa: 
22/12/2006
Palavra Chave: 
Ensino de Geografia - Formação de Professores - Séries Iniciais do Ensino Fundamental.

Esta dissertação investiga o ensino de Geografia na formação dos professores das séries iniciais do ensino fundamental, egressos do Curso Normal Superior da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), no período de 2000 a 2002, e atuantes na Rede Municipal de Ensino da cidade de Montes Claros-MG, com o objetivo de compreender o processo de formação em suas relações com as práticas desenvolvidas nessa disciplina. É uma pesquisa de natureza quanti-qualitativa. Foram caracterizados os professores – alunos do Curso Normal Superior da Unimontes, considerando o percurso da formação superior e em serviço, e os laços estabelecidos entre o espaço profissional e o pessoal. A proposta do referido curso parte do princípio da experiência do professor como base da formação em serviço, para preparar um profissional que seja reflexivo e capaz de contextualizar, efetivamente, teoria e prática. O estudo revelou que as professoras da Rede Municipal de Ensino buscaram o Curso Normal Superior para um aperfeiçoamento profissional e não apenas em decorrência da exigência da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDBEN/96. Entretanto, o exame de suas posições teóricometodológicas revelou desconhecimento, por parte da maioria, do que considera importante ensinar em Geografia, inclusive a ausência da denominada alfabetização cartográfica.

Banca/Orientador(es): 
Profª. Drª. Vânia Rúbia Faria Vlach
Banca / Examinador(es): 
Prof. Dr. Marcelo Soares Pereira da Silva, Profª. Drª. Marísia Margarida Santiago Buitoni
Discente: 
Janete Aparecida Gomes Zuba