João Cleps Junior

Docente Permanente
jcleps@ufu.br
34 3239-4381

Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp de Presidente Prudente (1984) e Mestrado e Doutorado em Geografia [Área de Concentração em Organização do Espaço pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro. Atualmente é professor Titular do Instituto de Geografia e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia. Coordena o Laboratório de Geografia Agrária (LAGEA-UFU) e o Núcleo de Estudos Agrários e Territoriais - NEAT [Diretório de Grupo de Pesquisa - CNPq]. É membro pesquisador do NERA - Núcleo de Estudos, Pesquisas e Projetos de Reforma Agrária da Unesp de Presidente Prudente e da Rede de Pesquisa DATALUTA. É coordenador da Pesquisa DATALUTA em Minas Gerais desde 2005. Editor do periódico Campo-Território: Revista de Geografia Agrária (2009-2012). Pesquisador Mineiro - Nìvel A (a partir de julho/2015] Atua na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária e Geografia Econômica, com pesquisas nos seguintes temas: Reforma Agrária; Agricultura e Meio Ambiente; Produção Camponesa e Agronegócio.