Modernização agrícola e transformações socio-espaciais em Goiáa: desigualdades e concentração no desenvolvimento regional no período 1930 a 2007.

Curso: 
Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Data da Defesa: 
30/08/2010
Palavra Chave: 
Geografias agrária. Desenvolvimento regional e agrícola. Especialização agrícola. Desigualdade socioespaciais. Goiás.

A tese analisou a modernização agrícola e as transformações socioespaciais em Goiás, no período 1930 a 2007. A pesquisa procurou evidenciar o modelo de desenvolvimento agrícola a partir do processo de modernização e seus impactos no desenvolvimento regional. As características da especialização e da concentração da produção agrícola foram estudadas para explicar as desigualdades socioespaciais e do modo de produção agrícola nas regiões goianas. As evidências apontadas permitiram que se chagasse às várias conclusões. O Estado foi o principal agente que provocou as transformações sociais, econômicas e espaciais em Goiás. A modernização da agricultura em Goiás foi parcial e seletiva. O processo ocorreu de forma diferenciada e em intensidades diferentes por produto, por categorias de produtores e por regiões do Estado. O modelo de desenvolvimento agrícola implantado visou a modernização da grande propriedade rural para produzir produtos de interesse agroindustrial e de exportação. Gerou forte concentração espacial da produção e manteve a concentração fundiária em nível elevado. No período analisado não houve ações significativas de políticas públicas que alterasse a distribuição desigual da terra. Do ponto de vista econômico, as mesorregiões mais beneficiadas foram as do Centro e do Sul Goiano e as microrregiões Sudoeste de Goiás, Vale do Rio dos Bois, Meia Ponte, Catalão, Pires do Rio. Os segmentos sociais preferidos foram, especialmente, os grandes proprietários rurais situados nessas regiões, aonde foram implantadas as principais estruturas de suporte ao desenvolvimento das políticas públicas. As desigualdades socioespaciais do desenvolvimento regional são evidenciadas de forma fortemente concentrada nas regiões Sul e Centro Goiano. Especialmente, na microrregião do Sudoeste de Goiás, os graus de especialização e de concentração da produção agrícola, aliados à agroindustrialização da agricultura determinam as características do agronegócio do Estado, em base capitalista globalizada.

Banca/Orientador(es): 
Prof. Dr. João Cleps Jr.
Banca / Examinador(es): 
Prof. Dr. Alécio Rodrigues de Oliveira, Prof. Dr. Dimas Moraes Peixinho, Profª. Drª. Vera Lúcia Salazar Pessoa, Prof. Dr. Silvio Luiz Andreozzi.
Discente: 
Gilberto José de Faria Queiroz