A questão do valor do clima: reflexões em torno de um valor conceitual para a precipitação pluviomética na produção agrícola

Curso: 
Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Data da Defesa: 
11/05/2010
Palavra Chave: 
Precipitação pluviométrica; insumo agrícola; valor conceitual.

O clima, no conjunto de seus parâmetros como temperatura, umidade, radiação, e precipitação, exerce fundamental importância nos sistemas produtivos agrícolas nas regiões tropicais, considerando-se que é através do sistema climático que ocorre a entrada e saída de energia no ambiente produtivo, proporcionando a capacidade de produção. As características climáticas apresentadas numa determinada localidade, além de tornarem-se fatores de diferenciação espacial que imprimem qualidades ao meio, podem constituir-se em elementos facilitadores da produção, e são incorporadas ao processo produtivo sob a forma de insumos agrícolas, gerando valores no aumento da produtividade. Assim, o objetivo deste estudo é abordar a importância da precipitação pluviométrica, como elemento representativo do clima em uma discussão na perspectiva da Geografia do Clima, suscitando-se o debate que envolve a elaboração de um valor conceitual para este, a partir da participação do mesmo no processo produtivo frente aos diferentes grupos sociais. A pesquisa sustentou-se em uma revisão teórico-bibliográfica sobre a influência do clima na agricultura, e na análise e comparação dos dados da precipitação pluviométrica e da produção e produtividade de arroz de sequeiro no município de Jataí no Sudoeste Goiano entre os anos de 1978 e 2006. Sustentou-se também nas hipóteses de que o clima possui valor que pode ser quantificado e qualificado através da variável precipitação, e que este valor é constituído pelo significado e influência desta no processo produtivo, sendo, portanto, entendido como valor de uso e valor de existência. No desenvolvimento do estudo, verificou-se que a variação da produtividade de arroz de sequeiro está diretamente relacionada à variabilidade e distribuição da precipitação ao longo do período produtivo, sendo esta, portanto, fator limitante da produção. Verificou-se, também, que o grau de variabilidade da produção frente à variabilidade pluviométrica depende, ainda, da intensidade e uso de aparato tecnológico produtivo agrícola pelos diferentes grupos sociais conforme suas relações econômicas e sócio-culturais no processo de ocupação do espaço, e que, por isto, o valor do clima é dado a partir da intensidade das relações de dependência estabelecidas entre os indivíduos e o meio físico natural.

Banca/Orientador(es): 
Prof. Dr. Washington Luiz Assunção
Banca / Examinador(es): 
Prof. Dr. Ivanilton José de Oliveira, Profª. Drª. Zilda de Fátima Mariano, Prof. Dr. Paulo Cezar Mendes, Prof. Dr. Vanderlei de Oliveira Ferreira.
Discente: 
Aristeu Geovani de Oliveira