Da porteira para dentro: as práticas lusitanas nas transformações do rural e no fazer turístico da microregião de Viçosa - MG

Curso: 
Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Data da Defesa: 
03/03/2010
Palavra Chave: 
Geografia do turismo; Turismo no espaço rural; Microrregião de Viçosa; Turismo no Minho.

Nesta tese, analisamos as atividades turísticas da Microrregião de Viçosa – MG, identificando os conteúdos paisagísticos, seu processo de construção, desenvolvimento e compreensão quanto ao modo como elas interagem na redefinição do espaço local. De caráter exploratório e de natureza qualitativa, utilizamos o estudo de caso como metodologia, tendo como instrumento o trabalho de campo, a observação e as entrevistas semiestruturadas. O objetivo principal desta pesquisa foi analisar as manifestações do turismo, no espaço rural, e suas relações com o modo de vida, o lugar e a paisagem das propriedades rurais na Microrregião de Viçosa – MG, utilizando, como ponto de referência, as práticas turísticas do espaço rural na Região do Minho (Portugal). Os resultados indicaram que as atividades turísticas estão inseridas na realidade dessas propriedades. De maneira geral, o turismo, no espaço rural, encontra, nas propriedades rurais pesquisadas, num espaço historicamente constituído para produção agropecuária que, nos seus usos e apropriações vai permitindo aos seus proprietários um fazer turístico repleto de particularidades.

Banca/Orientador(es): 
Prof. Dr. Rosselvelt José Santos
Banca / Examinador(es): 
Profª. Drª. Beatriz Ribeiro Soares, Prof. Dr. Hebe Xavier, Prof. Dr. Ivo Elesbão, Prof. Dr. João Carlos V. Sarmento, Profª. Drª. Vera L. Salazar Pessôa.
Discente: 
Leomar Tiradentes
Anexos: