Impacto ambiental em sistema de pastagem sob aplicações de esterco líquido de suínos

06/11/2009
Teores de cobre e zinco no solo, contaminação ambiental por cobre e zinco, bioacumulação de cobre e zinco.

Uma das principais alternativas para a disposição de esterco líquido de suínos é sua aplicação no solo. Porém, esse meio de disposição requer o monitoramento das aplicações, pois, pode ocorrer acúmulo dos nutrientes e cobre e zinco nas forrageiras e alterações dos parâmetros químicos do solo. O experimento foi instalado em área experimental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba, Brasil. O delineamento experimental foi o de blocos casualizados em que aplicou-se doses de esterco líquido de suínos de 100; 200; 300 e 600 m3 ha-1 ano-1 e quatro repetições. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o uso do esterco líquido de suínos na produtividade da matéria seca, teor de proteína bruta e bioacumulação de cobre e zinco na forrageira Brachiaria brizantha cv. Marandu e avaliar as alterações em alguns atributos químicos do solo (MO, P, K, S, Cu, Zn e CTC) em um Latossolo vermelho distrófico (LVd) típico do bioma cerrado na mesorregião do Triângulo Mineiro. Verificou-se que a aplicação sucessiva do esterco líquido de suínos influenciou a produtividade acumulada da matéria seca da forrageira e incrementou os teores de proteína bruta. A Brachiaria brizantha cv. Marandu demonstrou-se bioacumuladora de cobre e zinco, sem que o aumento da absorção promovido pela aplicação sucessiva de esterco líquido de suíno elevasse o teor destes metais pesados à níveis tóxicos à animais. As principais alterações nos atributos do solo ocorreram na profundidade de 0 a 10 cm. Concluiu-se que o uso intensivo de esterco líquido de suíno proporcionou aumentos nos teores de cobre e zinco no solo em função das doses aplicadas, na época 2 e 3 e na profundidade de 0-10 cm do perfil do solo; e em todas as avaliações e doses aplicadas se mantiveram abaixo dos limites críticos adotados pela CETESB, um dos órgãos de fiscalização ambiental brasileiro. As aplicações de esterco líquido de suínos não promoveram aumentos significativos nos teores de pH, matéria orgânica e potássio no solo nas profundidades e doses avaliadas. As concentrações de fósforo e da CTC do solo foram incrementadas em função das doses de esterco líquido de suínos, profundidade de avaliação e época de coleta. As concentrações de enxofre foram incrementadas em função das doses aplicadas e não apresentaram variação nos teores em que avaliou-se a época de coleta e de profundidade de amostragem no perfil do solo.

Prof. Dr. Luiz Nishiyama
Prof. Dr. Leonardo de Oliveira Fernandes; Prof. Dr. Luiz Alfredo Pavanin; Prof. Dr. José Mauro Valente Paes; Profa. Dra. Vânia Silvia Rosolen
Jovair Libério da Cunha