Geografia e Pedagogia: o professor dos anos iniciais do ensino fundamental em Catalão (GO)

Curso: 
Programa de Pós-Graduação em Geografia.
Data da Defesa: 
22/04/2008
Palavra Chave: 
Ensino Fundamental. Anos iniciais. Alfabetização Cartográfica. Geografia. Pedagogia.

O presente trabalho faz uma abordagem teórica relacionando diferentes áreas do conhecimento como a Geografia, Cartografia, Psicologia e Pedagogia. A busca pela melhor forma de compreender as noções e conceitos espaciais nos levou ao contato com professores da Rede Municipal, atuantes em sala de aula e estudantes pedagogos que cursam o 7º período, partindo de aplicação de questionários e um diagnóstico inicial com representações espaciais. A partir desse diagnóstico, foram desenvolvidas em um mini-curso de 40 horas, oficinas que possibilitaram ampliar os conhecimentos, tanto para tentar resolver em parte as dificuldades com habilidades, noções e conceitos espaciais, como para associar às explicações teóricas aos conhecimentos apreendidos na prática. A pesquisa consistiu de questionamentos que nos levaram aos vários trabalhos de pesquisas de profissionais que estudam questões relacionadas à importância da alfabetização cartográfica, considerada como noções básicas para o aprendizado geográfico. Os dados da pesquisa foram obtidos através de instrumentos qualitativos tais como: conversas informais realizadas com a coordenadora do Curso de Pedagogia, coordenadora de estágio, análise de documentos como matriz curricular, ementas das disciplinas, conversas com as estudantes pedagogas, aplicação de questionários e desenvolvimento de oficinas relacionadas ao tema. Com isso, obtemos muitas informações que permitiram uma análise quantitativa dos resultados através de gráficos, tabelas e quadros. Esses dados foram sistematizados com a preocupação de conhecer a realidade dos profissionais do ensino fundamental e dos estudantes pedagogos em formação. A partir da análise, percebeu-se que os resultados não foram significativos conforme esperávamos, mostrando certa deficiência de domínio dos profissionais em relação às etapas de alfabetização cartográfica, representação do espaço e aos componentes do mapa. Percebeu-se pela avaliação comparativa das atividades que as dificuldades apresentadas ocorrem durante o processo de formação e se dão em função de não ter uma disciplina de núcleo livre ou optativa no Curso de Pedagogia que proporcione um aprendizado mais direcionado a esse tema em discussão.

Banca/Orientador(es): 
Profª. Drª. Marlene T. de Muno Colesanti
Banca / Examinador(es): 
Prof. Dr. Manuel Rodrigues Chaves, Prof. Dr. Jorge Luis Silva Brito, Profª. Drª. Maria Beatriz Junqueira Bernardes.
Discente: 
Odelfa Rosa
Anexos: