Dos fragmentos à totalidade: mobilidade e legibilidade urbana de Uberlândia - MG

Curso: 
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Data da Defesa: 
07/04/2008
Palavra Chave: 
Percepção ambiental, mobilidade urbana, planejamento dos espaços urbanos.

O século XX foi caracterizado por atitudes racionalistas por parte dos planejadores urbanos, contribuindo para a produção do espaço urbano sem muitas considerações sobre os aspectos sociais e culturais do homem. O planejamento dos transportes e da mobilidade não fugiu à regra racionalista e ao longo de anos da sua aplicação, desde a criação dos modelos que relacionam transportes e uso do solo, tem-se compreendido a realidade dos deslocamentos urbanos sob a visão de causa e efeito. A aproximação teórica da geografia humana com os estudos de percepção ambiental lançou uma nova luz sobre as questões ligadas às dimensões psicológicas das relações entre o comportamento humano e o ambiente físico e/ou natural, inserindo aí a questão da mobilidade, a orientabilidade e a legibilidade urbana. Este trabalho investigou as relações existentes entre as representações espaciais da cidade de Uberlândia-MG e os padrões de mobilidade de seus habitantes. Descrevem-se os padrões da imagem pública da cidade pesquisada e as representações espaciais dos diferentes grupos de usuários das vias públicas e suas relações com a legibilidade do espaço urbano e os padrões de mobilidade definidos pelo seu modal de deslocamento (a pé, por ônibus e por automóvel).

Banca/Orientador(es): 
Prof. Dra. Marlene Terezinha de Muno Colesanti
Banca / Examinador(es): 
Profa. Dra. Beatriz Ribeiro Soares - UFU; Prof. Dr. Ronaldo de Souza Araújo - ISECENSA; Profa. Dra. Maria Encarnação Beltrão Spósito - UNESP; Prof. Dr. William Rodrigues Ferreira - UFU
Discente: 
Adailson Pinheiro Mesquita