A ciranda da criança e um espaço público - a praça Dr. Chave, Montes Claros

Curso: 
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Data da Defesa: 
13/09/2007
Palavra Chave: 
Percepção, criança, educação ambiental, praça, espaço público.

O tema desta pesquisa diz respeito à Percepção das Crianças de cinco anos de idade em relação a
um espaço público – a Praça Doutor Chaves localizada na cidade de Montes Claros/MG,
considerada o Núcleo Histórico e origem da cidade. Destacamos como objetivo central do trabalho,
investigar que percepções têm as crianças de cinco anos de idade sobre o meio ambiente, delimitando
um espaço específico – a praça e aprofundar os estudos referentes à Educação Ambiental na Educação
Infantil. Como objetivos específicos, elencamos: observar as atividades perceptivas das crianças de
cinco anos de idade em um espaço público; caracterizar as percepções ambientais de um mesmo
espaço por crianças de classes sociais distintas e constatar se as percepções das crianças de uma
mesma idade são diferenciadas por pertencerem a redes de ensino e classes sociais distintas. Para a
consecução destes objetivos foi necessária a utilização de uma metodologia específica, pois,
desenvolver pesquisas com crianças não é tarefa fácil e precisamos entender o que elas falam a partir
das suas construções próprias e do seu mundo de fantasias. Além disso, entendê-las com visão de
quem não é mais criança, constitui um desafio. A investigação baseou-se em uma abordagem
fenomenológica cujos aspectos qualitativos não experimentais foram contemplados, utilizando como
instrumentos para a coleta de dados a entrevista estruturada composta de seis questões abertas e
análise de desenho aliada à oralidade. Foram sujeitos da pesquisa 88 crianças pertencentes a 4 Centros
Municipais de Educação Infantil – CEMEI localizados em regiões periféricas de Montes Claros / MG
e 83 crianças de 2 instituições de Educação Infantil da Rede Particular de ensino localizadas em
regiões centrais da referida cidade. A escolha de crianças nesta faixa etária justifica-se por possuírem
manifestações bastante representativas em relação às suas capacidades, dons, desejos e por possuir
uma maneira muito peculiar de perceber e explicar os fatos, enfrentar situações exigidas por esta fase
do desenvolvimento. Com 5 anos, a criança já possui marcas da sua individualidade, as suas relações
com o meio são muito personalizadas, tende a ser realista, concreta, já utiliza a fala, o desenho, para
esclarecer a percepção que tem do mundo que a cerca. A Tese está estruturada em cinco capítulos,
sendo: Capítulo I “Uma escuta histórica da criança e da Infância. Era uma vez...”. Capítulo II “A
Percepção decodificada pela leitura ambiental”; o Capítulo III “Do rabisco ao traço – do traço à forma
– o desenho infantil”. Capítulo IV “Da Àgora à Praça”; o Capítulo V “A Ciranda das crianças fazendo
Ciência em um espaço público”. Os resultados obtidos demonstraram que as crianças de cinco anos
possuem percepções diferenciadas por pertencerem a classes sociais e redes de ensino diferenciadas.
As pertencentes a um nível social mais baixo (Grupo 1) não conheciam a Praça Dr. Chaves , mas
brincam em praças próximas às suas residências com certa freqüência acompanhadas ou não dos pais.
As crianças pertencentes à classe social alta (Grupo 2) conhecem a Praça Dr. Chaves, brincam nesta
praça esporadicamente em companhia de seus pais, mas não brincam em outras praças ou não há
praças próximas às suas residências. As crianças do Grupo 1 percebem a praça como um local para
brincar e cheia de novidades, do Grupo 2 como um local para passear e, por já conhecerem este local,
não demonstraram muita curiosidade. Em ambos os grupos, a praça representa um local para o lazer
cuja função está intimamente entrelaçada com as condições sociais de utilização deste espaço. Para tal
estudo, articulamos o nosso pensamento em várias áreas do conhecimento como a Geografia, a
Pedagogia, a Sociologia, a Filosofia, a Psicologia, buscando embasar e teorizar a questão

Banca/Orientador(es): 
Prof.ª Drª Marlene Teresinha de Muno Colesanti
Banca / Examinador(es): 
Profa. Dra. Valéria Trevizani Burla de Aguiar - UFJF; Profa. Dra. Lucy Marion Calderoni P. Machado , UNESP - Rio Claro; Prof. Dr. Douglas Gomes dos Santos - UFU; Profa. Dra. Adriany de Ávila Melo - UFU
Discente: 
Jussara Maria de Carvalho Guimarães