Roberto Barboza Castanho

Curso: 
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Data da Defesa: 
12/12/2006
Palavra Chave: 
Geografia, Geoprocessamento, SIG, Espaço geográfico, Modernização da agricultura, Banco de dados, Microrregião Geográfica de Carazinho.

Esta pesquisa teve como objetivo central, analisar o espaço agropecuário dos municípios da Microrregião Geográfica de Carazinho MRG – RS, tendo como marco temporal o ano de 2002, utilizando-se como suporte técnicas de geoprocessamento. Ressalta-se que a microrregião em estudo está localizada ao noroeste do estado do Rio Grande do Sul/Brasil, e destaca-se pela sua produção agropecuária. Metodologicamente utilizou-se a base de dados agropecuários do IBGE do ano de 2002; a base cartográfica digital do IBGE para o ano de 2000 e os dados referentes à estrutura fundiária do INCRA para o ano de 1998 nos 18 municípios que compõem a MRG, bem como o software de geoprocessamento Arcview 3.2a na elaboração dos mapas. Desta forma, obteve-se 16 mapas temáticos representando as principais variáveis da produção agropecuária, tais como produção de soja, milho, trigo, entre outros, e da quantidade de animais como, suínos, bovinos e aves. Utilizou-se para demonstrar os dados à representação gráfica de diagramas de setores, de barras e de pontos e através de cores de seu espaço geográfico. Também foi gerado um mapa de uso da terra para representar o uso da terra da MRG. Consideraram-se satisfatórios os resultados obtidos, uma vez que a microrregião em estudo apresenta uma diversidade de dados e que os mesmos foram passíveis de serem representados através do software selecionado representando de forma coerente à realidade do espaço geográfico em análise.

Banca/Orientador(es): 
Prof. Dr. Roberto Rosa
Banca / Examinador(es): 
Profa Dra Meri Lourdes Bezzi (UFSM - RS), Dr. Edson Eyji Sano (EMPRAPA - DF), Prof. Dr. Jorge Luís Silva Brito (UFU-MG), Prof. Dr. Cleps Junior (UFU - MG)
Discente: 
Roberto Barboza Castanho