Trilhando a estrada de tijolos amarelos da educação ambiental com os jogos educativos.

30/08/2010
Educação Ambiental; Educação Lúdica; ludicidade ambiental

O lúdico, nos últimos anos, vem sendo estudado por diversas áreas do conhecimento e por inúmeros autores como um meio facilitador no processo ensino-aprendizagem. Sua importância, contribuição e vantagem para o desenvolvimento e aprendizagem da criança nos aspectos afetivos, físicos, cognitivos, sociais e psíquicos são evidenciadas em diversas pesquisas em todo o mundo. Neste trabalho, fizemos uma abordagem geral sobre a questão do brincar, analisamos qual o significado atribuído à brincadeira, refletimos e discutimos sobre sua importância e suas vantagens para o desenvolvimento pleno (emocional, social, afetivo e psíquico) das crianças e o porquê e para que elas brincam. Abordamos ainda, questões relacionadas ao brincar no tocante à educação; examinamos a atividade lúdica (jogos educativos) como ferramenta pedagógica para o ensino dentro de sala de aula como recurso auxiliar na Educação Ambiental. Um ramo recente dentro da Educação Ambiental vem tentado trazer o lúdico (ludicidade ambiental) como meio facilitador e sensibilizador para as questões ambientais principalmente com trabalhos realizados com crianças. Portanto, este trabalho reúne o resultado concretizado na Escola Municipal Sobradinho, no município de Uberlândia (MG), com professores e alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental. Avaliamos 4 jogos educativos que trabalham com a temática ambiental como ferramenta no processo ensino-aprendizagem em sala de aula. Os resultados apontam que o recurso lúdico, se configura como uma excelente ferramenta metodológica de ensino para trabalhar com as crianças questões relacionadas ao meio ambiente. É um recurso que dá prazer e alegria a elas e, por isso, se sentem mais dispostas a aprender.

Profa. Dra. Marlene Terezinha de Muno Colesanti
Prof. Drª Valéria G. de Freitas Nehme, Prof. Drª Gelze Serrat de Souza C. Rodrigues
Anaísa Moreira Firmino