Geografia, política e meio ambiente: interações e integrações possíveis. Uma análise da produção científica do Programa de Pós-graduação do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia

Curso:
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Data da Defesa:
23/10/2009
Palavra Chave:
universidade; sociedade; geografia; meio ambiente.

A presente dissertação adota como pano de fundo para pesquisa as interações entre a universidade e a sociedade, tendo como foco a temática ambiental. Tomaram-se como universo de pesquisa 27 dissertações e uma tese, produzidas no âmbito do Programa de Pós- Graduação do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia – IG/UFU, no período entre 2000, ano das primeiras defesas, e julho de 2007. Os trabalhos abordam diversos temas da problemática ambiental no município de Uberlândia, escolha feita pela necessidade de delimitar o universo pesquisado. Ao longo da pesquisa, foi elaborada uma metodologia de análise, que teve como objetivo apresentar, ao final, um retrato das tendências que influenciam, ou não, os trabalhos selecionados, com base em uma série de referenciais teóricos e epistemológicos extraídos de autores que vêm discutindo novos desafios para as ciências sociais e humanas de modo geral, e para a geografia em particular. As principais referências são: Boaventura de Sousa Santos, Edgar Morin, Milton Santos, Arlete Moysés Rodrigues, Henri Lefebvre, Yves Lacoste e Alain Lipietz, entre outros autores. A partir desse referencial bibliográfico, configurou-se um conjunto de aspectos estruturais, incorporados como plataformas, níveis, dimensões de análise, começando das mais abrangentes para as mais específicas. De cada uma dessas dimensões, extraiu-se um vetor crítico, cada um composto de duas coordenadas. São eles: Vetor Complexidade: Interdisciplinaridade e Interatividade; Vetor Organização do Espaço: Espaço e Natureza; e Vetor Geopolítica: Ecologia e Política. Os vetores foram estruturados na forma de matrizes, com perguntas para cada coordenada, às quais a leitura das dissertações permitiria responder Sim, Não ou Não se Aplica. Com essa “arquitetura”, busca-se verificar como se posicionam os trabalhos analisados. A incidência de respostas Sim possibilitou aferir se e em que medida as linhas de pensamento derivadas desse conjunto de idéias estão influenciando a produção científica sobre a temática ambiental no IG/UFU. Os resultados mostram que o vetor crítico de maior incidência é o da Organização do Espaço, na sua coordenada Natureza, e o de menor incidência é o vetor Complexidade, na coordenada Interdisciplinaridade. A coordenada Espaço também apresentou baixa incidência, assim como a coordenada Ecologia. A aplicação das matrizes permite um desenho crítico objetivo da produção científica analisada e a elaboração de algumas propostas como contribuição para o Programa de Pós-Graduação do IG/UFU.

Banca/Orientador(es):
Profa. Dra. Vânia Rúbia Faria Vlach
Banca / Examinador(es):
Profa. Dra. Ignez Costa Barbosa Ferreira - UnB Prof. Dr. Sérgio Luiz Miranda - UFU
Discente:
Rosângela Maria Ribeiro Muniz