Gestão de resíduos sólidos em escola Estadual de Uberaba, na perspectiva da educação ambiental

26/08/2009
Compostagem, desvio do aterro, Escola Estadual Corina de Oliveira, gestão de resíduos, reciclagem, Uberaba.

O trabalho perseguiu o objetivo de criar um precedente de gestão de resíduos sólidos no universo escolar da cidade de Uberaba. A Escola Estadual Corina de Oliveira foi usada como espaço de experimentação. Alunos, professores e funcionários foram confrontados com o desafio de desviar do aterro a maior parte dos resíduos produzidos na escola. Os resíduos foram separados em biodegradáveis, inertes recicláveis e rejeitos. Leiras de compostagem forma usada no terreno da escola para transformar os biodegradáveis em composto que logo foi aplicado na jardinagem. Os inertes recicláveis foram encaminhados aos operadores da logística reversa da cidade, e somente os rejeitos destinaram-se ao aterro. Como resultado qualitativo mostrou-se que os alunos podem facilmente ser induzidos a operar o sistema de gestão, inclusive a compostagem. Como resultado quantitativo descobriu-se que a escola produz 7,0 kg de resíduos por dia útil compostos de 2,67 kg de material biodegradável, 2,98 kg de material inerte reciclável e 1,35 kg de rejeitos. O modelo gerencial aplicado reduziu a quantidade de resíduos encaminhados ao aterro por dia útil de 7,0 kg para 1,35 kg, ou de 100% a 19%. Com tal resultado, a pesquisa estabeleceu um precedente a ser imitado no universo escolar da cidade.

Dr. Manfred Fehr
Dr Afonso Pelli, Dr. Samuel do Carmo Lima