Bacia do Ribeirão Cachoeira de Cima, Itapagipe - MG: avaliação ambiental integrada e alternativa de uso

Curso:
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Data da Defesa:
14/08/2009
Palavra Chave:
gestão de bacias hidrográficas; avaliação ambiental integrada; monitoramento pluviométrico

A Bacia Hidrográfica do Ribeirão Cachoeira de Cima localiza-se no município de Itapagipe, porção oeste da mesorregião do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Minas Gerais) e apresenta-se como um sistema de fundamental importância ao município por ser responsável pelo abastecimento de água à população urbana e por abrigar parte considerável do rebanho leiteiro do município, que tem na produção de leite e derivados uma de suas principais atividades econômicas. A pesquisa desenvolvida teve como objetivo realizar o monitoramento pluviométrico e a avaliação ambiental integrada da bacia, contemplando não apenas a questão da preservação ambiental e, sim, a aliança entre preservação e desenvolvimento socioeconômico, buscando promover o desenvolvimento sustentável da área de estudo e garantindo a manutenção do regime hídrico da bacia. A necessidade da realização de uma avaliação ambiental justifica-se pelo fato de o sistema possuir significativas diversidades físicas e ambientais, apresentando áreas de relevo residual, solo extremamente arenoso e elevada fragilidade natural e áreas com características físico-ambientais ideais para o desenvolvimento de diversas atividades agropecuárias, em uma porção territorial relativamente pequena, de 210 Km². A integração destes elementos, aliados aos diferentes tipos de uso e manejo da terra, na maioria das vezes inadequado, leva o sistema a uma situação de alerta em relação à produção de água e a disponibilidade deste recurso em quantidade e qualidade adequadas para sustentar todas as atividades desenvolvidas na área a médio/ longo prazo. Nesse sentido, justifica-se também o monitoramento pluviométrico realizado, que pode otimizar o aproveitamento da água pluvial e reduzir seus impactos negativos no sistema. Procura-se, a partir dos resultados da avaliação ambiental integrada e do monitoramento pluviométrico, propor ações que visem recuperar a qualidade ambiental do sistema “Bacia do Ribeirão Cachoeira de Cima”, proporcionando uma melhor gestão, manejo e conservação dos recursos naturais.

Banca/Orientador(es):
Profa. Dra. Vania Silvia Rosolen - IG/UFU, Prof. Dra. Zilda de Fátima Mariano – UFG/Jataí
Banca / Examinador(es):
Prof. Dr. Washington Luiz Assunção (Orientador) – IG/UFU