Análise geoambiental das bacias hidrográficas federais do cerrado mineiro

07/04/2009
Cerrado, Geotecnologias, Bacias hidrográficas, Minas Gerais

O objetivo geral desta pesquisa é mapear e analisar as características ambientais referentes à: hipsometria, clinografia, solos e uso da terra e cobertura vegetal natural das bacias hidrográficas federais do Bioma Cerrado no Estado de Minas Gerais, no sentido de contribuir para um estudo ambiental cada vez mais aprofundado em importantes áreas do nosso ecossistema, com vistas à preservação e uso sustentável de suas terras. A área de estudo situase entre as coordenadas geográficas de 14º13’e 22º54’ de latitude sul e 39º51’ e 51º02’ de longitude a oeste de Greenwich, recobrindo 57% do Estado de Minas Gerais. Para a realização desta pesquisa foram utilizados os dados vetoriais georreferenciados (limite, hidrografia e malha viária), na escala de 1:1.000.000 (IBGE), imagens ETM+/Landsat (2002), Modelo Digital de Elevação (MDE) do Estado de Minas Gerais (SRTM) e dados da classificação de solos do IBGE e EMBRAPA (2001). Os dados vetoriais de distribuição das categorias de cobertura vegetal natural e uso antrópico foram adquiridos a partir do Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO), os dados de classificação dos solos, a partir de uma compilação de estudos realizada pelo IBGE e disponibilizada via internet, e, por fim, os dados de clinografia e hipsometria, assim como a delimitação das unidades geoambientais na área de estudo, foram elaborados a partir do MDE do Estado de Minas Gerais. Com a utilização dos softwares ArcView, Idrisi, Cartalinx e Arcgis, foram elaborados a base cartográfica e os mapas temáticos: bacias federais, localização geográfica, hipsometria, clinografia, solos, uso da terra e cobertura vegetal natural e unidades geoambientais da área de estudo, para posteriores análises referentes à mesma. A área do Cerrado tem se mostrado ambientalmente ameaçada e os dados apresentados ao longo da pesquisa mostram como se encontra o estágio de conservação/utilização das bacias estudadas na área do Cerrado mineiro. O percentual de uso antrópico e cobertura vegetal natural, respectivamente, das bacias estudadas são: bacia do rio Doce (44.23% e 55.75%), bacia do rio Grande (73.38% e 21.40%), bacia do rio Jequitinhonha (27.14% e 72.86%), bacia do rio Paranaíba (70.82% e 27.22%), bacia do rio Pardo (35.56% e 64.43%) e bacia do rio São Francisco (40.38% e 58.86%). Os resultados desta pesquisa mostram que, apesar de ainda presentes em maior percentual na maioria das bacias estudadas, as áreas de cobertura vegetal natural remanescente no Cerrado mineiro se apresentam fragmentadas, o que reduz a proteção da biodiversidade presente na área deste Bioma considerado como área de conservação prioritária para a preservação de suas espécies. Os dados gerados pelo diagnóstico das bacias estudadas são relevantes para a formação de um banco de dados das variáveis ambientais analisadas em cada mapeamento temático elaborado, assim como o cruzamento entre essas informações, a fim de analisar a interação de todos os elementos envolvidos na dinâmica da paisagem. Desta forma, o diagnóstico ambiental da área de estudo permite promover intervenções corretivas e/ou preventivas de conservação do meio natural e os recursos naturais existentes, através do uso de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), Sensoriamento Remoto e do Geoprocessamento como um todo, como ferramentas de apoio à decisão na gestão do ambiente natural. O uso das geotecnologias existentes se mostra como ferramenta eficiente e essencial para esse fim. Desta forma, esta pesquisa se coloca como um ponto de partida para estudos, reflexões e ações futuras, englobando outras variáveis ambientais e ainda as variáveis sócio-econômicas da área do Cerrado mineiro, com o auxílio das geotecnologias disponíveis.

Prof. Dr. Roberto Rosa - UFU
Prof. Dr. Edson Eyji Sano - EMBRAPA, Prof. Dr. Jorge Luís Silva Brito - UFU