A luta pela terra no norte de Minas e o processo de territorialização do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra - MST: o estudo da brigada Camilo Torres

Curso: 
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Data da Defesa: 
17/12/2008
Palavra Chave: 
Reforma Agrária. Luta pela Terra. Assentamentos Rurais. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem -Terra – MST. Brigada Camilo Torres do MST no Norte de Minas Gerais.

Essa Dissertação tem como objeto de estudo a Brigada Camilo Torres. O Objetivo do nosso trabalho foi analisar a organização de luta pela terra do Movimento dos Trabalhadores rurais Sem-Terra ,a partir da Brigada Camilo Torres no Norte de Minas Gerais. O referencial fundamenta-se nos autores que discutem a questão agrária no Brasil e os conflitos entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra e latifundiários proporcionando maior aprofundamento sobre o assunto abordado. Utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa-quantitativa pautada em entrevistas semiestruturadas com os acampados/assentados da Fazenda Sanharó, com os coordenadores do MST e com o agente da Comissão de Pastoral da Terra. Utilizaram-se também documentos cartográficos, jornais e fotografias. Os resultados da pesquisa sinalizam que a luta pela posse de terra no Norte de Minas na Brigada Camilo Torres é uma conquista do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra. Os resultados indicam também que a brigada é uma nova estratégia de luta pela espacialização e territorialização. Concluiu-se que o MST no Norte de Minas desempenhou papel fundamental na luta pela terra e resgate da cidadania dos excluídos do processo de modernização capitalista da agricultura. O uso social da terra pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra no Norte de Minas, na fazenda Sanharó, é referência para outros assentamentos da Brigada Camilo Torres no Norte de Minas Gerais.

Banca/Orientador(es): 
Prof. Dr. João Cleps Júnior
Banca / Examinador(es): 
Prof. Dr. Rômulo Soares Barbosa, Profª. Drª. Vera Lúcia Salazar Pessôa
Discente: 
Antônio Maurílio Alencar Feitosa