A geografia escolar do aluno EJA: caminhos para uma prática de ensino

17/11/2008
Educação de Jovens e Adultos - EJA, Geografia escolar, Ensinoaprendizagem de Geografia, Uso didático de vídeos.

Uma educação democrática e de qualidade é componente fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Historicamente, o Brasil não tem sido capaz de promover o acesso e a permanência de uma importante parcela da população na escola, principalmente aquela de menor poder aquisitivo. Os números dos censos escolares demonstram que, nos últimos anos, vem ocorrendo um retorno, relativamente grande, de jovens e adultos às escolas. É neste contexto de exclusão educacional que se insere a presente pesquisa. Objetivou-se conhecer e compreender o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem de Geografia, e propor metodologias adequadas para o ensino de Geografia em classes de Educação de Jovens e Adultos (EJA), do ensino fundamental. Para isto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre a questão da Educação de Jovens Adultos no Brasil, enfocando a pedagogia freiriana e o processo de ensino-aprendizagem da Geografia escolar. Foram pesquisadas duas turmas da EJA, do período noturno, de uma escola da Rede Municipal de Uberlândia, MG, no ano de 2007, sendo uma da 6ª série (3º ciclo), e outra da 8ª série (4º ciclo). Constataram-se, dentre outros resultados desta pesquisa, a incapacidade e a ineficiência histórica das políticas públicas educacionais em promoverem o acesso e a permanência do alunado na escola; a não observância de que o ensino deve ser pautado, segundo a pedagogia freiriana, na realidade do educando, visando a promoção da autonomia, da conscientização e, conseqüentemente, da cidadania; que a formação inicial e continuada do professor, inclusive de Geografia, deve contemplar as particularidades e necessidades próprias dessa modalidade de ensino; que a prática de ensino do professor de Geografia deve considerar a condição de sujeito social desse educando, por meio de uma metodologia de ensino diferenciada e adequada, enfatizando o conhecimento prévio e real dos alunos, realizando conexões entre o conteúdo geográfico ensinado na escola e o saber adquirido pelas suas experiências de vida. Por fim, conclui-se que o uso de vídeos (filmes, documentários), como ferramenta didática, é uma alternativa para a construção do conhecimento geográfico na sala de aula, principalmente no que tange à escassez de tempo para estudo, de material didático e das dificuldades de aprendizagem inerentes ao aluno da EJA.

Profª. Drª. Vânia Rúbia Farias Vlach
Profª. Drª. Sônia Maria dos Santos, Profª. Drª. Beatriz Aparecida Zanatta