Ferrovias: da produção de riquezas ao apoio logístico no Triângulo Mineiro

Curso: 
Programa de Pós-Graduação em Geografia
Data da Defesa: 
10/10/2008
Palavra Chave: 
Ferrovias, transporte, apoio logístico.

Esta disse rtação mostra a importância das fe rrovias como cata l isadoras na construção e ocupação do espaço geográ f ico. Elas surgiram na Inglat erra e de lá se espalha ram pelo mundo, acompanhando o desenvolvimento da indústria e a urbanização. No Bras i l , as fer rovias foram fundamentais para o transporte do pr incipa l produto, o café, do fina l do século XIX às pr ime iras décadas do século XX. Torna ram-se responsáve is também por ligar o l itora l ao inter ior do país, inc lusive, o Tr iângu lo Mineiro, por meio da implantação de várias companhias fe rroviá r ias. Os reduzidos invest imentos na remodelação, na conservação e na aquis ição de materia l rodante levaram o setor ferroviá r io à estagnação. Para min imizar essa situação, na década de 1990, ocorre ram as pr ivat iz ações e as concessões. No Tr iân gulo Mine iro, a concessionár ia é a Ferrovia Centro-At lânt ica (FCA), que presta serviços de transporte de cargas, tornando-se, dessa maneira, um importante apoio logíst ico para a região.

Banca/Orientador(es): 
Prof. Dr. Willian Rodrigues Ferreira
Banca / Examinador(es): 
Profª. Drª. Kelly Cristine Fernandes de Oliveira Bessa, Prof. Dr. Vicente de Paulo da Silva
Discente: 
Ercília de Fátima Pegorari Silva